SINAT X DATEC X FAD: O que são?

Muitos já devem ter observado essas nomenclaturas em diferentes locais. Muitos já se depararam com algum comprador solicitando algum desses documentos. Mas o que eles são?

Antes de apresentar as definições, vamos entender o que são produtos convencionais e inovadores. Produtos convencionais são os que possuem norma técnica, como é o caso das telhas de fibrocimento, que possui a norma de produto e uma de instalação. Produto inovador não possui norma técnica, como é o caso das placas cimentícias, que possuem norma de produto, mas não de instalação.

O SINAT é o Sistema Nacional de Avaliação Técnica focado em avaliar os novos produtos utilizados nos processos de construção civil. Ele avalia os produtos inovadores e os produtos convencionais. Para isso o grupo de técnicos gerou um documento denominado diretriz SINAT, que mostra como deverá ser realizada a avaliação dos produtos e sistemas construtivos.

A DATEC é o documento de avaliação técnica, ou seja, é o documento que deve ser utilizado por quem busca avaliar seus materiais dentro de determinado métodos construtivos. Ele é o resultado dos ensaios realizados conforme a diretriz SINAT. Se o sistema construtivo ensaiado for aprovado conforme os requisitos requerido, é então emitida a sua DATEC. A DATEC pertence à quem financiou sua elaboração.

Essas informações são válidas em se tratando de produtos inovadores. Quando abordamos produtos convencionais, vamos nos referir à FAD (Ficha de Avaliação de Desempenho). Com base nas normas técnicas vigentes de produtos e instalações, são realizados ensaios nos sistemas construtivos pré-determinados e então emitida a FAD para o produto. A FAD pertence ao produto, sendo que uma vez emitida ela é válida para o produto de qualquer fabricante.

Ficou fácil compreender essas diferenças? Tem dúvidas sobre esses documentos? O departamento técnico da INFIBRA poderá lhe auxiliar com suas dúvidas. Entre em contato.