Qual a importância da Norma de Desempenho no dia a dia da construção civil?

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o termo “desempenho”, neste caso, significa: comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas.

A norma de desempenho ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho, visa garantir confiabilidade e segurança tanto para os responsáveis pela execução das obras na construção civil quanto para os clientes/compradores que irão usufruir dos imóveis. Atualmente a norma está passando por um processo complexo de revisão, que deverá ficar pronto em breve.

Esta norma é dividida em 6 partes:

  • Parte 1: requisitos gerais,
  • Parte 2: requisitos para os sistemas estruturais,
  • Parte 3: requisitos para os sistemas de pisos,
  • Parte 4: requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas,
  • Parte 5: requisitos para os sistemas de coberturas,
  • Parte 6: requisitos para os sistemas hidrossanitários.

No dia a dia da construcao civil, esta norma apresenta os requisitos mínimos que os sistemas contrutivos devem atender para promover qualidade de vida aos usuários. Os critérios estabelecidos são relativos ao desempenho térmico, acústico, lumínico e de segurança ao fogo, além do desempenho dos sistemas entre si

A ABNT NBR 15575 trouxe ao mercado uma nova demanda para os sistemas construtivos e da forma com que os produtos são utizados nas edificações. É importante frisar que os produtos devem seguir com as normas técnicas de produtos e também devem atender ao desempenho esperado na edificação.

Nós da Infibra atuamos fortemente em desenvolvimento de novos produtos e soluções para o mercado da construção, focado sempre no atendimento às normas vigentes.

Dúvidas sobre aplicabilidade dos nossos produtos na norma de desempenho? Entre em contato com o departamento técnico da empresa.