PLACAS CIMENTÍCIAS MONOLÍTICAS E LAMINADAS

Você sabe as diferenças entre elas?

As placas cimentícias monolíticas (como as da linha NTF/Infibra) são fruto da mais avançada tecnologia de produção de fibrocimento. Ao final do processo produtivo se tornam como uma única camada, na espessura desejada, sem perigo de delaminação.

Já as placas cimentícias laminadas são produzidas a partir da tradicional tecnologia camada por camada formando lâminas que se agregam ainda úmidas até a espessura desejada.

É neste ponto que residem algumas das grandes diferenças entre ambas as tecnologias. As placas cimentícias monolíticas, por sua característica, podem ter cortes retos e coincidentes com os vãos de batentes e caixilhos de janelas, sem necessidade de amarração na instalação, o que gera maior aproveitamento das placas e consequentemente menor desperdício e menor tempo de instalação.

As placas laminadas, por suas características, não permitem cortes retos coincidentes com batentes e caixilhos; somente cortes em “L”, tendo a necessidade de amarração. Assim, a sobra do corte normalmente é descartada, aumentando o desperdício e ou perda, necessitando maior cuidado do instalador, tornando a instalação mais lenta. Vale ressaltar que o corte em “L” fragiliza a região do encontro dos cortes, ponto este cuja tensão superficial aumenta.

Por ser monolítica, chamamos a atenção sobre a não necessidade de amarração na instalação das placas cimentícias NTF e dos benefícios do corte reto coincidente com batentes e caixilhos, pois minimizam patologias de trincas oblíquas, uma vez que a junta de dilatação dissipa o coeficiente de trabalho do sistema. 

Orientamos os instaladores a preferir o corte reto em relação ao corte em “L” nas placas cimetícias NTF da Infibra, porque o corte reto é fácil de fazer, minimiza o trabalho do instalador, gera aproveitamento máximo das placas cimentícias e diminui o tempo de instalação.

Para mais informações sobre os temas, verifique do catalogo técnico das placas cimentícias NTF Infibra e procures acompanhar as nas feiras e apresentações da Infibra as palestras dos nossos engenheiros, Roberto Monay e Thais Matinetti abordando os temas “Cortes retos coincidentes com batentes e caixilhos” e “Instalação de placas cimentícias NTF sem amarração“.