A importância das Cisternas

Cisternas são reservatórios de águas pluviais (das chuvas) dedicados ao fornecimento de água não potável em residências, indústrias, escolas e estabelecimentos comerciais.

Embora o uso destes reservatórios ter sido criado ao longo da Revolução Neolítica, (cerca de 10.000 A.C), esta é uma ideia ainda pouco difundida, tendo em vista os custos de instalação e conservação serem baixos.

Além da redução de gastos financeiros com a água proveniente da rede pública, a utilização de cisternas é uma das atitudes que mais levam consigo a marca da tão proclamada sustentabilidade, uma vez que sua instalação possui alto benefício e gera retorno do investimento em cerca de 2 anos e meio para residências e 1 ano para indústrias.

A água das cisternas pode ser empregada em descargas de vasos sanitários, rega de jardins e limpeza de pisos, evitando a utilização de água tratada quando não há necessidade, e ajudando na conservação de rios e córregos.

Além disso, em cidades mais populosas e com esgotamento pluvial deficitário, as cisternas ajudam no controle de enchentes, uma vez que represam a água que deveria ser drenada para galerias ou cursos hídricos.

É essencial adotarmos ações como esta e incentivar nossos amigos, familiares e vizinhos a procederem da mesma maneira, divulgando as vantagens que as cisternas trazem a curto prazo.

Um ato sustentável, com resultados excelentes e comprovados!

Conheça a Cisterna Infibra!

É completa, de fácil instalação e produzida com material de alta qualidade.


Os produtos Infibra são produzidos em conformidade com a norma ABNT NBR 15.682.