Dúvidas frequentes sobre Light Steel Frame

Steel Framing ou Light Steel Framing, em tradução livre, significa: estrutura leve de aço. Trata-se de um sistema construtivo que utiliza como estrutura um conjunto de perfis metálicos em aço galvanizado com baixa espessura, o que torna o sistema construtivo mais leve e conta com proteção anti corrosão. Forma-se uma “gaiola” metálica que posteriormente recebe fechamento em chapas internas e externas, que podem ser de diferentes materiais, entre eles as chapas de fibrocimento NTF Infibra.

Ainda existem diversas dúvidas que circundam esse assunto e hoje iremos responder as perguntas mais frequentes sobre esse tipo de sistema:

1 – Qual a principal diferença entre LSF e Alvenaria Tradicional?

O sistema Light Steel Frame é considerado um sistema industrializado, utilizam materiais pré-fabricados, o que torna o processo construtivo mais racional, já que os componentes são entregues prontos para a montagem, eliminando etapas construtivas e reduzindo o consumo de água e energia. A mão-de-obra utilizada neste modelo de construção também é especializada. Isso resulta em acabamento de alta qualidade e durabilidade.

(nós falamos sobre esse assunto em nosso Instagram, se você tem dúvidas sobre qual escolher, confira aqui: https://bit.ly/3oFNfuC)

2 – Quanto economizo utilizando esse método?

A economia na utilização deste sistema é resultado da redução de cronograma de obras. A princípio o valor da edificação pode ficar próximo ou superior ao da alvenaria, porém a redução do prazo de execução de obra resulta em menor custo aos investidores, por ter sua obra pronta em um curto espaço de tempo e já usufruir da edificação. A longo prazo, este sistema se torna mais vantajoso que a alvenaria, já que vários custos de obra são reduzidos ou até eliminados.

3 – Qual a eficiência térmica em construções com LSF?

O sistema permite alcançar diversos níveis de eficiência térmica. Isso depende da combinação de materiais que irá utilizar e a necessidade para sua zona bioclimática. Esta versatilidade permite ganhos na eficiência térmica e uma racionalização no uso dos materiais.

4 – Quantos pavimentos podem ser construídos em Light Steel Frame?

Há experiências de construções em Light Steel Frame de até 7 pavimentos. Usualmente utilizam 4 pavimentos. A limitação depende do projeto e cargas especificadas para a edificação. O sistema permite diversos tipos de configuração de construção.

E você… ficou com mais alguma dúvida sobre esse sistema?
Deixe aqui nos comentários! 👇