Caixa d’água e Cisterna: entenda as diferenças e descubra a melhor solução para você.

Tanto as cisternas como caixas d’água são utilizadas para armazenamento de água e ajudam a economizar em uso doméstico, mas muitas pessoas utilizam de forma indevida, armazenando outros produtos. Porém há algumas diferenças entre elas que você precisa saber para equipar sua empresa ou sua casa da melhor forma possível.

 

Cisterna:

O uso deste reservatório é considerado uma das melhores alternativas quando o assunto é economizar água, pois permite armazenar a água da chuva.

Sua instalação é feita geralmente sob o solo e água captada pode ser usada nas atividades domésticas que não requeiram água potável, como irrigação de plantas, lavagens de veículos, piso, entre outras, ou até mesmo em descargas sanitárias.

Existem vários materiais que podem ser utilizados como cisterna, que vão desde a alvenaria até plástico. No entanto, na hora de investir numa cisterna é preciso considerar que, dependendo do material que é feita, demandará mão de obra, manutenção e uma higienização diferente. Logo, caso você queira economizar e também prefere praticidade, escolha cisternas pelo critério custo (produto, instalação, manutenção e higienização) e benefício (durabilidade e desempenho).

Cisterna

 

Nossa cisterna de Polietileno tem a capacidade para armazenar 5 mil litros de água. São produzidas com materiais resistentes, em conformidade com as normas da ABNT e tem configuração física anelada, para suportar a pressão interna da água e a pressão externa do solo. São facilmente higienizadas com derivados clorados. Clique aqui e saiba mais sobre este produto

 

Caixa d’água:

Assim como a cisterna, as caixas d’água também são utilizadas para reservar água, porém esta é potável e captada através do fornecimento público.  Há dois modelos: tradicional, com tampa larga, fechada hermeticamente por pressão, popularmente denominada caixa de água e a tipo tanque ou tanquinho, com tampa menor e mesmo sistema de fechamento.

Outra diferença para a Cisterna é que ambas são comumente instaladas na parte superior dos imóveis, para facilitar a utilização em chuveiros e torneiras. Além disso, é preciso se atentar a qualidade do material e do local que serão instaladas. São fáceis de instalar: é preciso apenas ter uma superfície plana, nivelada e limpa de detritos, para garantir o melhor desempenho do produto.

Você pode encontrar inúmeros modelos e capacidades diferentes no mercado, entretanto, se busca praticidade e alta resistência, produtos fabricados com polietileno de alto desempenho, sem reciclados externos e pigmentadas por extrusão (a quente) costumam ser os mais indicados, uma vez que não soltam tinta na água e protegem dos raios UV. A seguir procuramos mostrar as vantagens das nossas caixas de água em relação ao que se encontra em maioria no mercado.

 

AS VANTAGENS DAS CAIXAS D’ÁGUA DE POLIETILENO DE EXTRUSÃO

Atendem a NBR 14799

 

1 – A extrusão (quente) de polietileno e pigmento elimina falhas da pigmentação fria e seca. 

2 – A pigmentação quente elimina os riscos de toxidez e contaminação por corantes.    

3 – A baixa transmitância luminosa impede a geração de algas (0,2%, não passa luz). 

4 – A proteção anti-UV reduz a deterioração, preservando a durabilidade do plástico. 

5 – A extrusão mantém padrão de cor, uma caixa é sempre do mesmo tom da outra. 

6 – Mantém conformidade quando cheia em volume útil ou efetivo (não deforma). 

7 – Suporta temperatura até 65º. 

8 – A alta resistência mecânica ao impacto impede quebra em queda simples. 

9 – Não apresenta superfície rugosa, não retêm partículas e sujeiras. 

10 – A superfície interna lisa melhora a filtrabilidade da água eliminando resíduos. 

11 – O maior brilho superficial interno e externo reduz o acúmulo de impurezas.

12 – Feitas de polietileno Linear de Média Densidade (PLMD) virgem, sem reciclados externos.

 

Descobriu a melhor solução para o que você precisa? Entre em contato conoscoClique aqui e saiba mais sobre o produto.