ARQUITETO INOVA NOS USOS DAS PLACAS CIMENTÍCIAS

 

placas2

Tampos de mesas, divisórias e até relógio de parede revelam a versatilidade do produto

As placas cimentícias fabricadas pela INFIBRA com a tecnologia NTF tem ganhado cada vez mais espaço no cenário da construção civil nacional, especialmente pelo seu emprego no sistema steel frame. Graças a elas, a construção fica mais rápida, tem menos desperdício de material e menos sujeira, mais ganho de área (de 4% a 5%) e redução dos custos da fundação por ser mais leve. Porém, sua versatilidade e praticidade vão além dos usos tradicionais. Agora, pelas mãos de um arquiteto criativo, elas ganham novas aplicações, como tampo de mesas para restaurantes, mesas para áreas externas e até objetos decorativos, como um relógio de parede! 
O criador destes usos inovadores da placa cimentícia da INFIBRA foi Alfio Lisi, arquiteto consagrado e também um dos mais conceituados designers de móveis e utensílios do país. Graças ao seu amor pela marcenaria e ao talento de misturar materiais, por vezes inusitados na composição de suas peças, Alfio já recebeu vários prêmios nos mais renomados fóruns do segmento de design e decoração, tanto no Brasil como no exterior.
Ao conhecer as placas da INFIBRA, o arquiteto se surpreendeu com a facilidade de manuseio e a vocação do produto para o uso em outras aplicações não convencionais. A primeira experiência foi sua utilização como tampo de mesa no projeto desenvolvido para a Choperia Zero Grau em Leme. O baixo custo, a aparência rústica, a facilidade na manutenção e o apelo estético diferenciado fizeram do projeto um sucesso. O arquiteto também já utilizou as placas como divisórias de box em banheiros de uma colônia de férias em Leme.
Depois disso, Alfio se empolgou e aplicou o produto da INFIBRA no seu novo lançamento: as “mesas coninhas”, que são pensadas especialmente para uso externo. “Fiz testes com usinagem em torno e o produto correspondeu muito bem para a simplicidade e facilidade que se precisa ter na confecção dessas peças”, diz o arquiteto. “Vejo uma possibilidade infinita para outros usos além da vocação natural do produto que é o steel frame. Pode ser usado como réguas para deck, placas em tamanhos diferenciados e com estampas como elemento decorativo de fachadas, para bancadas e tampos para banheiros e cozinhas em razão de sua impermeabilidade, enfim, o limite é a criatividade de quem usa!”, disse. 
E aplicando sua própria regra, Alfio em parceria com José Inácio, operador de CNC, resolveu criar um relógio de parede utilizando a placa cimentícia como mostrador. A placa recebeu aplicações em imbuia, fixadas em encaixes escavados em baixo-relevo com o auxílio de uma fresadora CNC. O resultado foi um moderno relógio afixado na parede de sua casa, em teste para ser lançado em breve no mercado.
Para a engenheira de novos produtos da INFIBRA, Thais H. Martinetti, as iniciativas de Alfio Lisi mostram que os produtos da empresa comprovam na prática sua qualidade superior: “A facilidade de corte e acabamento, a leveza e as diversas medidas de espessura que oferecemos ao mercado, somados à qualidade da tecnologia NTF, fazem das nossas placas cimentícias um produto inovador para a construção civil e para uma infinidade de usos, como vemos nestes objetos”, concluiu. 

placas1

placas3
___________________________
Assessoria de Imprensa
Clip Comunicação
Evandro Denzin (MTb 39.413/SP)
Fone: (19) 3555-2307; 9 9163-1572
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.